Quais são os limites da audição humana?
- Darlisson Ventura
- 14 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Antes de saber os limites da audição humana, você precisa saber que o som é a propagação de uma onda gerada pelo deslocamento de um objeto em um meio material. Cada onda tem uma oscilação por segundo, e cada oscilação é conhecida como frequência. A medida da frequência, ou seja, quanto cada onda oscila por segundo, é medida pela unidade Hertz.
A audição humana consegue captar sons cujo as onda oscilam de 20 vezes por segundo a 20 mil vezes por segundo, ou seja, entre a faixa de 20 hertz a 20 mil hertz.


Qual são os limites da audição humana?
Frequências baixas

No limite inferior, onde as frequências são menores, o som é percebido como um ritmo. Ou seja, conseguimos ainda notar cada oscilação e sentir a pulsação.
A medida que a frequência aumenta por segundo, fica cada fez mais difícil perceber a pulsação já que a quantidade de oscilações por segundo ficam acima de nossa capacidade de processamento.
Frequências altas

Segundo a ciência, o ser humano nasce conseguindo ouvir até 20 mil hertz. Ao longo da idade, as pessoas vão perdendo primeiro as frequências altas. Além do fator idade, a capacidade auditiva também diminui de acordo ao desgaste que a poluição sonora promove na nossa audição.
Conheça as Frequências
Veja o vídeo abaixo para ter uma ótima ideia do som, frequências etc de cada Hertz. O som vai de 20 Hertz a 20 mil Hertz.
O volume do som se mantém o mesmo durante o vídeo todo, o que muda é apenas a frequência das ondas.
Atenção: não aumente o volume, esse vídeo pode gerar som intenso; os dados não são clínicos, para qualquer teste medicinal, procure um especialista.
A audição é realmente incrível e é imprescindível que cuidemos dela.
留言